quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mago #5


Quintessência, A energia pura

            A Quintessência compõe os padrões da realidade. A Força Primordial pode ser utilizada de várias maneiras, tais como: canalizada em magia, direcionada para defesa, usada para abastecer ataques poderosos e revertida em novos Padrões de criação.
            A energia primordial é registrada no círculo de vinte caixas de Quintessência/Paradoxo. À medida que o mago adquire Quintessência, ele preenche as caixas no sentido horário a partir do ponto inicial. Ao utilizar esses pontos vão sendo apagados do círculo. Um mago começa o jogo com uma quantidade de pontos de Quintessência igual ao seu nível do Antecedente Avatar. A energia subsequente é retirada de Nodos, Sorvos ou mesmo da reserva universal, caso o mago seja poderoso e sábio o suficiente.

Algumas utilidades e regras da Quintessência:


 I.        Não é permitido canalizar mais Quintessência num único turno que seu nível de Avatar. Esse limite se aplica a: recarregar Padrões, lançar Efeitos, criar novos Padrões, executar contra-mágica ou golpear com um ataque Primordial.
 Em alguns casos a Quintessência pode conter o Paradoxo ou combater Efeitos de outros magos.

Exemplo: um mago que possua três pontos em Avatar somente poderá canalizar três pontos de Quintessência de qualquer fonte em um turno.


II.         Usando a Quintessência o uso da magia se torna mais fácil. Caso o mago reforce seu feitiço com o poder da realidade, flexionará o cosmos com mais suavidade.   
             Cada tradição tem sua própria opinião sobre o quê, exatamente, é a Quintessência e porque ela funciona como fonte de poder. Cada ponto de Quintessência canalizado para o Efeito(magia) diminui sua dificuldade em um ponto, até um modificador máximo de três. Dessa forma se pode cancelar algumas penalidades ou baixar a dificuldade em até três pontos.

III.      A Quintessência pode ser armazenada ou ser gasta diretamente num Efeito. Drenar Quintessência de um Nodo requer conhecimento rudimentar de Primórdio (um ponto); utilizar um Sorvo exige um alto grau de perícia em Primórdio (três pontos).  
            Mestres do Primórdio (cinco pontos) são capazes de drenar Quintessência da reserva universal com um Efeito vulgar. Contudo, qualquer absorção de Quintessência tende a ser perceptível. Os ventos sopram, as luzes tremulam e o mago brilha com uma aura palpável enquanto o poder bruto da criação flui ao seu redor.

IV.       A Quintessência seja invisível para todos sem Primórdio 1, porém seus efeitos freqüentemente se manifestam de alguma forma, simplesmente devido a seu poder puro.  
            A Quintessência canalizada torna as coisas mais "reais" e "concretas" e quase sempre fortalece a Ressonância até um nível perceptível. Seres com o Talento Consciência geralmente conseguem sentir a canalização da quintessência (dificuldade 6 a 10, dependendo da natureza da canalização), mas não são capazes de perceber imediatamente o que ela representa.

V.         Qualquer mágica que utilize grandes quantidades de Quintessência (cinco ou mais pontos em um turno ou 10 pontos ou mais no total) é automaticamente vulgar e perceptível. A energia monumental liberada causa espetáculos pirotécnicos, ondulações no espaço-tempo e auroras de poder.

VI.       A Quintessência pode ser armazenada diretamente no Padrão do mago, contínua por seu Avatar. Essa "Quintessência pessoal" não pode ser arrancada do personagem ou usada contra sua vontade. Ela pode ser recuperada por meio de meditação em um Nodo.
            O poder do Avatar do mago drena a energia do Nodo para si, mesmo que o personagem não tenha nenhum conhecimento sobre magia do Primórdio. Um teste simples de Percepção + Meditação (dificuldade 7) recupera a Quintessência do mago após uma hora de meditação em um Nodo, um ponto por sucesso, até o limite do nível Avatar ou suprimento de energia do Nodo. Qualquer energia acima do poder do mago (nível de Avatar) deve ser proveniente de outra fonte, absorvida com mágicas de Primórdio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário