terça-feira, 19 de julho de 2011

Mago #3

O que é Arete?

                Arete é a base do poder místiko, a vontade iluminada. Através dessa combinação de compreensão, confiança e vontade, o mago direciona seu conhecimento sobre os elementos para alterar a realidade. Esta consciência místika pode surgir lentamente ou pode “explodir” numa inundação súbita de compreensão. Não é incomum que um místiko adquira muito Arete (um a três pontos) durante seu Despertar, No entanto, progredir a partir daí é um trabalho árduo.

                Arete não é simplesmente “iluminação”, é a compreensão misturada com a intuição e com a vontade místika pura. Não é um conceito fácil de ser entendido, muito menos quantificado e cada mago o vê de uma maneira um pouco diferente. Os Sábios Herméticos consideram que o Arete é a medida da compreensão de alguém dos padrões e princípios cósmicos. Os Oradores dos Sonhos o vêem como uma ligação entre a carne, a mente e o espírito. Os Magos de Akasha descrevem o Arete como sendo a harmonia com o Todo, enquanto os Eutanatos podem vê-lo como uma aceitação do eu transcendental. Todas estas visões, e outras, estão corretas.

                Em termos de jogo, o Arete de um personagem permite que ele manipule a realidade. Quanto maior o seu nível, maior será sua compreensão e poder místiko. Cada ponto de Arete que ele possui concede um dado para jogar quando realizar Efeitos mágikos. A medida que o mago progride, seu Arete aumenta e com ele, consequentemente, o seu poder.

                Aumentar o nível de Arete exige mais do que pontos de experiência. Envolve interpretação através de Procuras e o estudo das Artes. No jogo, o Avatar(interpretado pelo mestre) do mago aparece e o leva a sua mente para dentro de um “mundo” na qual será realizado o teste, lá haverá um desafio que o mago terá de cumprir, respondendo (sem jogar os dados) a questão. Se o Avatar achar a explicação convincente então o mago poderá avançar um nível de Arete.
                Para iniciantes, e até mesmo alguns já mais experientes, é recomendável começar com Arete de nível 3 ou menor.

X                                               Adormecido
                                              Não instruído
• •                                           Talentoso
• • •                                       Aprendiz
• • • •                                   Disciplinado
• • • • •                               Imponente
• • • • • •                           Consciente
• • • • • • •                       Instruído
• • • • • • • •                   Sábio
• • • • • • • • •               Iluminado
• • • • • • • • • •          Transcendental

Efeitos durante o Jogo.

• O nível de Arete do mago indica a quantidade máxima de dados que ele pode jogar para realizar algum feito mágiko. Se você não entende direito a realidade, não poderá alterá-la muito em larga escala.

• Cada mago tem um objeto que é associado a sua Esfera, chamado de Foco, tal qual serve para ajudar na manipulação de determinada mágika. Este objeto pode ser qualquer coisa, desde um amuleto até um controle de TV.

• Quanto mais o místiko aprende, mais ele compreende que os focos são desnecessários. Se ele aumentar seu Arete, poderá descartar tais auxílios à razão de um foco por ponto (acima de nível 6). Isto geralmente começa com a primeira Esfera que um místiko aprende. A partir daí, ele pode por de lado um foco por ponto adicional.

• Um personagem não pode ter um nível de Esfera maior do que o seu nível de Arete, a não ser que esta tenha diminuído por causa de uma perda de Força de Vontade. Neste caso, ele ainda possui o conhecimento, mas não tem a habilidade para usá-lo.

• Se o nível permanente de Força de Vontade ficar abaixo do seu Arete, ele não pode usar a diferença até que sua Força de Vontade seja restaurada. Sua Parada de Dados mágika é reduzida e ele perde o acesso aos níveis mais elevados das Esferas até que ele recupere sua confiança.

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